terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entendendo a Estrutura do MPT

Introdução ao modelo

O MPT.BR é um modelo para Melhoria de Processo de Teste de Software Brasileiro, que está sendo desenvolvido com o princípio básico de ser compatível com o modelo MPS.BR criado pela Softex e é baseado também em alguns critérios usados pelo CMMI. O MPT é voltado para a melhoria das áreas de teste de software de empresas de qualquer porte. O modelo é leve e passível de ser adotado por áreas de teste de software para apurar o seu nível de maturidade, sem com isso onerar os seus processos anteriormente implementados. O objetivo principal será garantir que áreas de teste de software de tamanho reduzido possam ser avaliadas e estimuladas a alcançarem níveis maiores de maturidade, sem que para isso tenham que incorrer em altos custos de operacionais.


Organizações envolvidas


As seguintes organizações:• ALATS – Associação Latino Americana de Teste de Software• RIOSOFT – Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e a Exportação de Software


criaram este modelo com o objetivo de manter a compatibilidade com o MPS.BR e com o CMMI e permitir que empresas que implementaram o MPS e o CMMI na sua área de desenvolvimento, possam, com um pequeno esforço adicional, aumentar o nível de maturidade da sua área de teste de software. Entende-se que a melhoria da área de desenvolvimento, por si só, é insuficiente para que os resultados melhorem substancialmente. Necessário se faz uma melhoria de maturidade da área de teste de software.


À medida que o modelo for evoluindo serão liberados documentos de suporte para nortear os implementadores e avaliadores, assim como outros documentos relacionados ao modelo. Para obtê-los, bastará acessar o site da ALATS ou da Riosoft na área reservada ao MPT.


Forma de organização do modelo


Para garantir a aderência a esta área de processo devem ser implementadas as práticas específicas e as práticas genéricas, que se aplicam a todas as áreas de processo, correspondentes ao nível de maturidade visado. A avaliação de que a unidade de teste alcançou um determinado nível será feita através da comprovação objetiva dos resultados alcançados e do exame das evidências (diretas, indiretas e afirmações) de que a empresa implantou cada uma das práticas específicas e genéricas para aquela área de processo e grau de maturidade visado.


Desta forma temos a seguinte organização:


Área de processo


Práticas específicas
Objetivos genéricos
Práticas genéricas



Áreas de processo


O Guia de implementação do MPT.BR está subdividido em níveis de maturidade, a exemplo do CMMI e do MPS.BR. O nível 1 (um) contempla apenas a área de processo de Gerência de Projetos. O objetivo é atender áreas de teste de todos os tamanhos, mesmo aquelas com número reduzido de profissionais.


Nivel 1
Gerência de Projetos de Teste - GPT


Nível 2
Gerência de Requisitos de Teste - GRT


Nivel 3
Aquisição – AQU (opcional)
Gerência de Configuração – GCO
Garantia da Qualidade - GQA
Medição - MED


Nível 4
Gerência de Recursos Humanos - GRH


Nível 5
Desenvolvimento de Requisitos - DRE
Integração do Produto - ITP
Validação - VAL (opcional)
Verificação - VER


Nível 6
Análise de Decisão e Resolução - ADR
Desenvolvimento para Reutilização - DRU(opcional)
Gerência de Riscos - GRI


Nível 7
Análise de Causas e Resolução de Problemas- ACP


Fonte: http://www.alats.org.br/Default.aspx?tabid=252

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